Todos querem te doutrinar.

Segundo o aurelio online:

Doutrinar

v.t. Instruir em uma doutrina. / Ensinar, pregar.

Doutrina

s.f. Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião. / Fonte do direito, constituída pela opinião de juristas.

Basicamente seria o ato de ensinar determinados princípios para as pessoas, que seriam seguidos e possivelmente transmitidos pelos doutrinados, entretanto em uma sociedade conturbada como a nossa a doutrina não pode ser desapegada e sem segundas intenções, de modo que qualquer tipo de ensino está fadado a tentar dissuadir o individuo a seguir determinada filosofia e tipo de raciocino.

Desde nossas conversas com amigos à nosso ensino em escolas e faculdades somos sempre apresentados a uma visão parcial dos fatos montada de forma a nos persuadir e nos levar a crer nos desígnios de nosso interlocutor, a nossa sociedade é assim, ninguém quer apresentar os dois lados da moeda de modo a não correr o risco de se ver como o “malvado” da situação, o lado errado da equação, etc… Somos humanos e sempre queremos estar certos, quando isso ocorre em niveis sociais de pequena escala (entre amigos, namorados, familia e por ai vai) esse tipo de manipulação não chega a ser tão preocupante e faz parte de uma boa convivência entre as pessoas é como um jogo e quem consegue convencer se dá melhor.

O problema realmente começa quando essa manipulação sai do âmbito social e começa a ser transmitida por pessoas em cargos de poder, não apenas o poder político em si, mas professores, pais, etc… quando esse poder é usado para nos convencer e fazer uma espécie de “lavagem cerebral” usando de informações parciais e/ou erradas, levando nos a seguir uma determinada linha de raciocínio, mostrando o mundo como se fosse preto e branco, quando de fato nem em escalas de cinza se consegue explicar  como o mundo realmente é, afinal ninguem entende o ser humano quanto mais entender o mundo.

Sempre querermos que as pessoas sigam o que acreditamos, mas tendemos a partir para ignorância obstruímos o conhecimento pleno, afinal não podemos correr o risco de que ao saberem o outro lado da historia, nossos seguidores se virem contra nós e apóiem nossos “inimigos”.

Mas não aceitem esse texto completamente, pesquisem, leiam, procurem, afinal posso apenas estar tentando controlar vocês.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s